trabalho
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
DISCIPLINA: Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro
Fábio Paulino de Oliveira
Atividade 1 (presencial)
Breve Retrospecto da História recente de fatos econômicos e Políticos no Brasil
O texto aponta níveis de desigualdade no Brasil, mesmo em momentos de crescimento econômico. Assim, para explicar as contradições do Brasil no que tange os indicadores sociais e econômicos é preciso retomar o processo histórico e político do país.
Antes mesmo de se chegar ao período militar, já havia altas inflações que se iniciaram no governo de Jânio Quadros e repercutiu no governo de João Goulart. Como Jango não conseguiu conter a crise inflacionária e tinha discursos que era considerado pelos militares como ideias comunistas, foi logo deposto e os militares assumiram o poder.
Com discursos nacionalistas como “este é o país que vai pra frente”, os militares conseguiram apoio de artistas e meios de comunicação para sustentar suas ideias e implantar nas pessoas a concepção de que o Brasil já era uma grande nação e não somente no futebol.
“O milagre brasileiro” surgiu com a implantação da indústria emergente automobilística, mas em seguida com a crise do petróleo a inflação volta a subir novamente e começa os questionamentos das razoes pela retirada de Jango do poder.
Essa crise começou a afetar a classe média e ricos. Qualquer manifestação contrária ao regime era sufocada com violência. Pessoas eram perseguidas e a censura dos meios de comunicação era forte.
Correção monetária e o PAEG, plano de ação estratégica do governo que consistia em retroalimentar a inflação que era o mecanismo de inércia inflacionária. Contudo, restavam segmentos combativos ao sistema, por exemplo, UNE. Com a crescente crise do combustível, há uma estagnação da economia brasileira e, assim, o regime militar começa a entrar em colapso. Nesse contexto, os militares iniciam a chamada “abertura política” por meio de uma oposição “faz de conta”. Uma