Trabalho
Quando é que a intenção tem valor moral ou é boa? Quando o propósito do agente é cumprir o dever pelo dever.O cumprimento do de ver é o único motivo em que a ação se baseia.Ex:Não roubar porque esse ato é errado e não porque posso ser castigado
ATEORIAÉTICADEKANT
O que é uma ação com valor moral?
É uma ação que cumpre o dever por dever. Cumpre o dever sem «segundas intenções».Deveres como não matar inocentes indefesos, não roubar ou não mentir devem ser cumpridos porque não os respeitar é absolutamente errado.
A TEORIA ÉTICA DE KANT –A LEI MORAL É UM IMPERATIVO CATEGÓRICO
O que a lei moral ordena–cumprir o dever por puro e simples respeito pelo dever é,para Kant, uma exigência que tem a forma de um imperativo categórico.Ordena que uma ação boa seja realizada pelo seu valor intrínseco,que seja querida por ser boa em si e não por causa dos seus efeitos ou conseqüências. O cumprimento de deveres como não roubar ou não mentir é uma obrigação absoluta
A TEORIA ÉTICA DE KANT O CUMPRIMENTO DO DEVER COMO IMPERATIVO CATEGÓRICO .O CUMPRIMENTO DO DEVER COMO IMPERATIVO HIPOTÉTICO .
1.O cumprimento do dever é uma ordem não condicionada pelo que de satisfatório ou proveitoso poderes resulta do seu cumprimento
.2.Apalavra “imperativo”quer dizer obrigação. Com a palavra “categórico”,Kant esta a referir-se a obrigações absolutas-que temos sempre.
1.O cumprimento do dever é uma ordem condicionada pelo que de satisfatório ou proveitoso poderes resulta do seu cumprimento.
2.A palavra “imperativo”quer dizer obrigação. Com a palavra “hipotético”,Kant está a referir-se às obrigações que adquirimos apenas na condição - ou hipótese - de termos um certo desejo ou projeto,mas não sempre.