ucrania
A Ucrânia fica na Europa Oriental e faz fronteira com a Rússia, Bielorrússia, Romênia, Moldávia, Hungria, Eslováquia e Polônia. O país também faz divisa com o Mar de Azov e o Mar Negro. A população é de aproximadamente 46 milhões de habitantes e a capital, Kiev, é a que concentra o maior número de pessoas. Antes de se tornar um país independente, em 1991, a Ucrânia era uma república da União Soviética. Hoje, o país é semipresidencialista e o presidente é Viktor Yanukovych. A área total da Ucrânia é de 603.700 km², o que representa 5,7% da Europa e 0,44% do planeta.
Ucrânia e Brasil têm algumas coisas em comum. Uma delas é a paixão pelo futebol, que cresceu nos últimos anos com a chegada de jogadores brasileiros lá pelo Oriente e se tornaram estrelas do time Shakhtar Donetsk. O clima ucraniano também tem a ver com o nosso, pois a média é de 230 dias ensolarados por ano.
Outra curiosidade é que vive na Ucrânia o homem mais alto do mundo. Leonid Stadnik tem 2,57 metros e tem 40 anos idade.
Para os brasileiros que pretendem viajar para a Ucrânia, é necessário visto de entrada. O visto da Ucrânia pode ser retirado nas embaixadas localizadas em Brasília, Rio de Janeiro ou em Curitiba.
Na entrada e/ou saída do país, o estrangeiro deve declarar às autoridades ucranianas, no aeroporto, valores que sejam superiores a US$ 3.000 (ou o equivalente em outra moeda).
A população da Ucrânia possui mais mulheres do que homens, sendo aproximadamente 54% de mulheres e 46% de homens.
A Ucrânia é uma República. A organização do Estado é definida pela Constituição, adotada em 28 junho de 1996.
O Brasil é o principal parceiro comercial da Ucrânia na América Latina.
A maior parte do comércio exterior ucraniano é realizado com a União Européia e com a Rússia.
Os principais produtos agrícolas cultivados na Ucrânia são o trigo, a cevada, o milho, o centeio, a semente de girassol, o açúcar de beterraba, a aveia, frutas e os legumes e verduras.
As principais