Trabalho
FERDINAND DE SAUSSURE E SUAS DICOTOMIAS.
Elaborar um texto sobre as principais características das quatro dicotomias.
• Língua e fala Concernente à teoria de Saussure existe uma separação entre língua e fala. Para ele, a língua é um sistema de valores que se opõem uns aos outros e que está depositado como produto social na mente de cada falante de uma comunidade, possui homogeneidade e por isto é o objeto da linguística propriamente dita. Diferente da fala que é um ato individual e está sujeito a fatores externos, resultando assim nas particularidades uma vez colocada pelo falante em uma situação de comunicação real.
• Sincronia e Diacronia.
Ferdinand de Saussure enfatizou uma visão sincrônica, um estudo descritivo da linguística em contraste à visão diacrônica do estudo da linguística histórica, estudo da mudança dos signos no eixo das sucessões históricas, a forma como o estudo das línguas era tradicionalmente realizado no século XIX, onde a sincronia é o estudo voltado à língua de forma específica, ou seja, em determinado tempo e lugar e a diacronia estuda os mesmos fatos observando sua linha evolutiva de forma sucessiva.
•Relações Sintagmáticas e Relações Paradigmáticas. As relações sintagmáticas são definidas por Saussure como a combinação de formas mínimas numa unidade linguística superior, Surge a partir da linearidade do signo, ou seja, ele exclui a possibilidade de pronunciar dois elementos ao mesmo tempo, pois um termo só passa a ter valor a partir do momento em que ele se contrasta com outro elemento. Já as relações paradigmáticas são como o próprio autor define um "banco de reservas" da língua fazendo com que suas unidades se oponham, pois uma exclui a outra.
• Significante e Significado. Ambas as dicotomias tem sua relação mantida em igualdade, onde o signo linguístico constitui-se numa combinação de significante e significado, como se fossem dois lados de uma moeda. Ambas estão relacionadas com ações psíquicas, e suas