trabalho
RESUMO
Introdução à Macroeconomia diz respeito ao estudo dos principais fundamentos da política macroeconômica, bem como seus objetivos e os recursos utilizados para alcançá-los. Este estudo esclarece as principais dúvidas a respeito da macroeconomia, através de uma análise simplificada de sua estrutura, dando ênfase a questões de curto prazo, relacionadas com o nível de atividade, de emprego e de preços. Chegando a conclusão de que sozinhas as políticas econômicas não são suficientes para alcançar os objetivos macroeconômicos. Elas necessitam da intervenção do governo no sentido de regular a atividade econômica e levar a economia ao pleno emprego.
Palavras-chave: Metas; Políticas; Mercados.
1 INTRODUÇÃO
A Macroeconomia, segundo Garcia e Vasconcellos (2002, p. 83), “[...] estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produto nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio”.
Assim sendo, a Macroeconomia faz uma abordagem global das unidades econômicas individuais e de mercados específicos. Por exemplo, essa teoria considera apenas o nível geral de preços, e não atende as mudanças dos preços dos bens das diferentes indústrias.
Neste estudo, pretende-se estabelecer os principais fundamentos da Macroeconomia, bem como seus objetivos e os recursos utilizados para alcançá-los.
1 INÍCIO DA CRISE
A crise mundial de 2008 teve seu início em 2006, com o mercado do Subprime (empréstimos de alto risco), principalmente no setor imobiliário e de hipotecas. Com uma leve mudança econômica e aumento dos juros, houve inadimplência dos clientes que haviam feito empréstimos, causando aos bancos um grande prejuízo. Estes, por sua vez, transformaram os títulos não-pagos em títulos negociáveis. Entretanto, esses títulos ainda eram “créditos podres”. Tais títulos foram negociados