Trabalho
Nesta importante etapa abordo um conceito geral de Classes e Objetos na linguagem C# aproveitando para descrever os tipos mais importantes ao decorrer do nosso aprendizado. Na Programação Orientada a Objetos (POO) tudo é baseado em classes e objetos, sendo que o conceito é universal e imprescindível, qualquer que seja a linguagem em que esta seja aplicada. A POO procura estabelecer um modelo de programação que aproxima o desenvolvedor do mundo real. Seguiremos enfatizando os principais conceitos e posteriormente um exemplo prático do uso de Classes e Objetos.
Conceito Geral de Classes e Objetos
Uma classe é uma unidade do sistema e dentro dela estão definidos atributos e métodos, que são respectivamente as informações que uma classe pode armazenar e ações que elas podem desempenhar.
Para ficar mais fácil o entendimento, um atributo possui as mesmas funcionalidades de uma variável, assim como um método o mesmo que um procedimento ou função. A diferença fundamental entre classe e objeto reside no fato da classe conter as definições do que essa nova unidade irá fazer e o objeto ser um caso especial de uma classe. É importante saber que enquanto exista apenas uma definição de classe, podem existir diversos objetos baseados numa classe.
A imagem 01 ilustra de uma forma mais didática o que estou descrevendo.
Tabela 1. Classe e Objeto.
Conceito de Atributos
Na realidade, os denominados atributos nada mais são do que as variáveis da classe, os locais que guardarão as informações referentes aquela classe. Quando um objeto é criado a partir de uma classe, neste momento os atributos passam a ter informações específicas assumindo estados especiais, ou seja, de uma forma geral este é o momento onde são atribuídos os valores. Existem dois tipos de atributos, os que permitem acesso externo ao da classe e os que não permitem, são denominados respectivamente de “Públicos” e “Privados”. Aproveitando este tópico,