trabalho
Poluição do ar – Causas, Resumo
A poluição do ar é um risco para a saúde das pessoas
A fumaça densa sobre as cidades é a forma mais familiar e óbvia de poluição do ar. Mas há diferentes tipos de poluição, algumas visíveis, outras invisível, que contribuem para o aquecimento global. Geralmente qualquer substância que as pessoas introduzem na atmosfera que tem efeitos prejudiciais sobre os seres vivos e o meio ambiente é considerada poluição do ar.
O dióxido de carbono, um gás de efeito estufa, é o principal poluente que está aquecendo a Terra. Embora os seres vivos liberem dióxido de carbono quando respiram, ele é amplamente considerado como um poluente quando associado a carros, aviões, usinas elétricas e outras atividades humanas que envolvem a queima de combustíveis fósseis, como gasolina e gás natural. Nos últimos 150 anos, essas atividades têm bombeado dióxido de carbono para a atmosfera o suficiente para elevar os seus níveis.
Outros gases incluem metano, que vem de fontes como pântanos e gases emitidos pelo gado e clorofluorcarbonos, que foram utilizados em refrigerantes e propelentes para aerossóis até que eles foram proibidos devido ao seu efeito deterioração na camada de ozônio da Terra.
Outro poluente associado à mudança climática é o dióxido de enxofre, um componente da fumaça. Produtos químicos de dióxido de enxofre estão estreitamente relacionados a uma das causas da chuva ácida. Mas eles também refletem a luz quando liberado na atmosfera, o que mantém a luz do sol do lado de fora, e assim esfriando a Terra. As erupções vulcânicas podem expelir grandes quantidades de dióxido de enxofre na atmosfera, às vezes causando resfriamento que dura anos. Na verdade, vulcões costumavam ser a principal fonte de dióxido de enxofre na atmosfera, hoje são as pessoas.
Os países industrializados têm trabalhado para reduzir os níveis de dióxido de enxofre, e fumaça, a fim de melhorar a