trabalho
H2O (l) → H+(aq) + OH-(aq)
A equação mostra que os íons H+ e OH- são provenientes da molécula H2O. Estes íons estão em equilíbrio, logo a reação também está em equilíbrio.
As concentrações de íons H+ e OH- que estão no equilíbrio diversificam com a temperatura, porém constantemente estarão iguais entre si:
água → [H+] = [OH-]
Em uma água pura a 25 ºC, as concentrações em mol/L de H+ e OH- mostram um valor igual a 10-7 mol. L-1.
Água pura medindo 25 ºC → [H+] = [OH-] = 10-7 mol . L-1
O Potencial Hidrogeniônico (pH) consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer.
As substâncias em geral, podem ser caracterizadas pelo seu valor de pH , sendo que este é determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-.
Os valores de pH variam de 0 a 14 e podem ser medidos através de um aparelho chamado phmetro, mas podemos medir o pH (com menos precisão) com o uso de indicadores. Mas o que é um indicador? É uma substância que revela a presença de íons hidrogênio livres em uma solução, ele muda de cor em função da concentração de H+ e de OH- de uma solução, ou seja, do pH.
Veja como classificar se uma solução é ácida ou básica:
pH 0 a 7 - soluções ácidas pH = 7 - soluções neutras pH acima de 7 - soluções básicas ou alcalinas.
O pH pode ser determinado usando um medidor de pH (também conhecido como pHmetro) que consiste em um eletrodo acoplado a um potenciômetro. O medidor de pH é um milivoltímetro com uma escala que converte o valor de potencial do eletrodo em