Trabalho
A imigração no Brasil começou a partir de 1530, com a chegada dos portugueses e intensificou-se a partir de 1818 com a chegada dos primeiros imigrantes não portugueses. Depois de 1888 com a abolição da escravatura, a necessidade de mão-de-obra para substituir os escravos levou a gestão a estimular a entrada de imigrantes para suprir suas necessidades. As formações populacionais brasileira, além dos colonos portugueses, estão os índios americanos e os negros africanos.
A imigração teve uma grande importância para o desenvolvimento do país no século XIX, porque o Brasil era visto na Europa e na Ásia como um país de muitas oportunidades. Pessoas que passavam por dificuldades econômicas enxergaram uma ótima chance de prosperarem no Brasil, no entanto, imigrantes principalmente europeus, vieram para o Brasil em busca de melhores oportunidades de trabalho. Porém, muitos imigrantes também vieram para cá, por causa dos horrores e destruições causados pelas duas grandes das guerras mundiais que atingiram o continente europeu. Exemplo de imigrantes:
Os suíços em 1819 vieram para o Brasil e foram para o Rio de Janeiro (Nova Friburgo);
Os alemães em 1824 se instalaram no Rio Grande do Sul (Novo Hamburgo, São Leopoldo), Santa Catarina (Blumenau, Joinville e Brusque);
Os japoneses em 1908 para São Paulo (maiores partes destes imigrantes foram trabalhar em lavouras de café no interior paulista, assim como os italianos);
Eslavos, originários da Ucrânia e Polônia, habitaram o Paraná;
Turcos e Árabes que se concentraram na Amazônia;
Os principais países de origem dos imigrantes que vieram para o Brasil são: Portugal, Itália, Alemanha, Japão, Espanha, Suíça, China, Coréia do Sul, Polônia, Ucrânia, França, Líbano, Israel, Bolívia e Paraguai.
Os tempos das viagens dos imigrantes estrangeiros duravam de 30 a 60 dias nas embarcações.