Trabalho
As estruturas condicionais são utilizadas quando há uma condição que desvia o fluxo do programa para diferentes partes, dependendo do fato de a condição ser verdadeira ou falsa. Na condição das estruturas condicionais, utilizam-se os operadores relacionais (<, >, =, >=, <=, <>) para as comparações. As estruturas condicionais dividem-se em estrutura SE e estrutura ESCOLLHA/CASO. 5.1 Estrutura Condicional ESCOLHA/CASO Esta estrutura é utilizada quando tivermos uma situação de igualdade para uma mesma variável. Ex (Caso op = 1, Caso op = 2, Caso op = 3) Exemplo: Programa Escolha_Opcao; Var op: Inteiro; Início Escreva(“Escolha uma opção do menu: 1(incluir), 2(alterar) ou 3(excluir)”); Leia (op); Escolha (op) Caso (1): Escreva (“Você escolheu a opção de inclusão”); Caso (2): Escreva (“Você escolheu a opção de alteração”); Caso (3): Escreva (“Você escolheu a opção de exclusão”); Senão Escreva (“Opção inválida!”); Fim Escolha; Fim.
22
Diagrama de Blocos
23
5.2 Estrutura Condicional SE A estrutura condicional SE é a estrutura mais flexível, podendo acontecer de várias formas, dependendo do fato de a condição ser satisfeita ou não e do fato de cada desvio do fluxo poder ou não ter outros comandos antes da finalização da estrutura. Na condição da estrutura SE podemos utilizar todos os operadores relacionais para as comparações. Entre as condições podem ainda ser utilizados os operadores lógicos (E, OU, NÃO). Para o diagrama de bloco o símbolo de decisão será:
5.2.1 Estrutura Condicional: Desvio Condicional Simples A estrutura condicional simples tem por finalidade tomar decisões, diante de uma afirmação verdadeira. Sendo a condição Verdadeira, serão executadas todas as instruções que estejam entre se e fim se. Sendo a condição Falsa, serão executadas as instruções que estejam após o comando fim se. Português Estruturado (A estrutura SE está em negrito) Exemplo: Programa Numero_Maior; Var num1, num2: Inteiro; Início Escreva (“Escolha um