Trabalho
Prof. Godofredo Lobato Filho
O LADO HUMANO DA EMPRESA
AS TEORIAS X e Y – Douglas MC Gregor
Torno-se comum dizer que a indústria já possui os conhecimentos fundamentais para a utilização das ciências físicas e da tecnologia em beneficio material da humanidade e que agora precisamos aprender a utilizar as ciências sociais para fazer com que as organizações humanas se tornem realmente eficientes.
De certa maneira, as ciências sociais estão atualmente na posição das ciências físicas em relação à energia atômica na década de 30. Sabemos que os antigos conceitos a respeito da natureza humana são inadequados e mesmo incorretos sob muitos aspectos. Estamos adquirindo a certeza de que, em condições apropriadas, poderiam ser utilizados, dentro das organizações, recursos ainda não imaginados pela energia criadora do homem.
Não podemos dizer a administração industrial como aplicar esse novo conhecimento de maneira simples e econômica. Sabemos que serão necessários anos de investigações, de pesquisas custosas e de muita imaginação criadora de administração para que se descubra como aplicar esse novo – mas cada vez mais amplo – conhecimento à organização do esforço humano na indústria.
A TAREFA DA ADMINISTRAÇÃO : CONCEITO TRADICIONAL
O conceito tradicional da tarefa da administração no que diz respeito ao controle da energia humana para realização dos objetivos da organização, pode ser colocado, de maneira ampla, em função de três preposições. A fim de evitar as complicações introduzidas por um rotulo qualquer, vamos chamar a esse conjunto de proposições “Teoria X”.
1. A administração é responsável pela organização dos elementos produtivos da empresa – dinheiro, materiais, equipamentos, pessoas – para realização de seus fins econômicos.
2. Com relação às pessoas, administração é o processo de dirigir esforços, motivá-las, controlar suas ações e modificar seu comportamento para