Trabalho
Trabalho de português-
Livro Memórias de um sargento de Milícias
Nome: Michelle de Jesus Kakimoto nº22 3ºD
Índice
3. Introdução
4. Questões
Introdução
O Presente trabalho traz como tema o livro Memórias de um sargento de milícias, surgiu em capítulos publicados semanalmente no jornal Correio Mercantil, no Rio de Janeiro entre junho de 1852 á julho de 1853. No jornal não indicava quem era o autor apenas dizia de um brasileiro, Manuel Antônio de Almeida aparecerá apenas na terceira edição, em 1863.
1. Resumo •
"No tempo do rei", Leonardo Pataca conhece no navio que estava vindo de Portugal ao Brasil, Maria da Hortaliças, e como se fazia na época, deram pisões no pé e beliscões entre si para demonstrar interesse um no outro.Ao fim da viagem, Maria percebe que está grávida, e algum tempo depois, nasce o filho do casal, também chamado Leonardo, que foi apadrinhado pelo Barbeiro e pela Parteira.
Após algum tempo, o agora meirinho Leonardo Pataca descobre que sua amada esposa o traia, e bate nela, e depois sai de casa para esfriar a cabeça.Na volta o Barbeiro que entra na casa junto com ele para ajudar que eles se entendessem, informa Leonardo Pataca que Maria foi embora de volta para Portugal junto com um capitão de navio.
Triste, Pataca também sai da casa e deixa seu filho com o padrinho que rapidamente se apega a ele e planeja seu futuro como clérigo, mesmo o garoto não tendo jeito para isso.
Um dia, Leonardinho conhece Luisinha, e surge também José Manuel, seu rival para conquistar a sua amada.
Apesar de muitas adversidades que Leonardinho sofre, ele consegue a mão de Luisinha, que estava viúva com a morte de José Manuel que havia se casado com ela, se