Segurança
1. INTRODUÇÃO
Neste módulo, você verá os principais riscos existentes em instalações e serviços com eletricidade e os efeitos da energia elétrica sobre o corpo humano.Também compreenderá os principais métodos de prevenção.
[pic]
Desta forma, o mecanismo da corrente elétrica sobre o corpo humano, os efeitos de campos eletromagnéticos e outros riscos de origem elétrica também são assuntos vistos neste módulo.
2. CHOQUE ELÉTRICO
Quando uma pessoa encosta em um corpo energizado, um fio partido por exemplo, seu corpo pode ser percorrido por uma corrente elétrica. Observe a figura abaixo:
[pic]
Chamamos de CHOQUE ELÉTRICO a sensação desagradável provocada pela circulação da corrente elétrica no corpo humano.
2.1 Choque Elétrico no Corpo Humano
[pic]
[pic]O sistema nervoso do corpo humano também funciona por meio da eletricidade, recebendo e codificando esses estímulos elétricos, para que possamos captar o mundo à nossa volta.
[pic] Vamos entender o que acontece nessa figura: 1. Você recebe um estímulo visual, neste caso, através da retina do olho. 2. O receptor transforma esse estímulo em impulsos elétricos que são transportados pelo nervo. 3. O nervo transporta os impulsos elétricos até o sistema nervoso central. 4. O sistema nervoso central interpreta os impulsos elétricos recebidos. 5. E produz a resposta: o entendimento de que a visão era uma xícara de café. [pic]
Podemos concluir então que o corpo humano também é um condutor de eletricidade e, como tal, é composto de diversas substâncias condutoras. Por isso, o corpo humano é classificado como um condutor complexo. Desta forma, a corrente elétrica pode atingi-lo, provocando choques de gravidades diferentes.
[pic]
A corrente elétrica sempre busca o caminho mais curto e/ou mais fácil para a Terra.
Um acidente com eletricidade pode ocorrer em