Trabalho
O webservice utilizado para comunicação entre contribuinte e sistema utiliza um padrão determinado pela ABRASF, atualmente na versão 1.0, apesar da versão 2.0 já ter sido lançada, ainda não há data nem planos para implementação.
Este padrão determina os detalhes necessários referente ao protocolo utilizado, metodologia de autenticação, conteúdo e formato dos dados para envio e retorno, assim como os erros e mensagens utilizadas.
Porém, alguns detalhes ainda ficaram fora desta especificação, para estes, o webservice ISSIntel possui algumas extensões para melhor otimização e uso da tecnologia, estas extensões em nenhum ponto são de obrigatórias utilização por parte do contribuinte, ou comportamento seja o oposto do determinado em documentação.
Esta documentação determina que a tecnologia utilizada para comunicação seja SOAP versão 1.2 e que a autenticação seja através da validação de certificado X509 (obrigatoriamente emitidos pela ICP-Brasil).
Sobre SOAP
Esta tecnologia por sua vez determina alguns fatores importantes necessários na comunicação entre cliente e servidor. O principal fator deste é a utilização do XML como linguagem de dados. XML é um formato facilmente reconhecido e de fácil compreensão.
A tecnologia SOAP também determina que toda requisição feita ao servidor deve ser feita obrigatoriamente em uma requisição POST ao servidor no endereço especificado previamente.
WSDL
Uma ferramenta de grande importância nesta tecnologia é o WSDL, acrônimo para Webservice Definition Language, o WSDL é um endereço que deve conter um arquivo XML com a definição de quais são os serviços oferecidos, e quais sãos elementos necessários para cada serviço, a obrigatoriedade e quantidade limite para cada tipo.
Dentro do ISSIntel, cada prefeitura ativa possui um endereço de WSDL próprio, contendo os detalhes e endereços utilizado para cada serviço. Atualmente apenas o endereço diverge em cada WSDL.
O endereço na versão de