Trabalho
Para abertura de uma empresa, o empreendedor deve ter afinidade com o assunto a ser explorado. O SEBRAE auxilia neste contexto, mas não indica qual negócio você deve abrir ou qual ramo deve atuar, mas sim, estuda os critérios que você e sua empresa devem seguir para ter sucesso, tais como: localização do negócio, que seja favorável a seu crescimento, se você tem vocação, se o ramo que você escolheu está favorável no momento, se há clientes interessados neste produto, se o fornecimento do produto é agradável na qualidade, preço, quantidade e prazo de entrega, para podermos através desses critérios e lidar com os desafios e a concorrência.
Não podemos esquecer de avaliar de forma criteriosa os recursos, capital e toda a extensão dos investimentos do futuro empreendido com o ramo que irá atuar.
Devemos saber que para ter sucesso é fundamental dominar técnicas de gestão. O empreendedor tem que ter comportamento de liderança, juntamente com uma boa conduta, visibilidade econômica, sabendo os riscos que corre e como lidar com as adversidades, estando sempre preparado para nunca desistir diante dos obstáculos.
Do que adianta abrirmos um negócio sem planejamento, pois após aberto devemos saber lidar com os problemas que surgirão, contornando-os de forma cautelosa. Se uma empresa de pequeno porte se depara com um conflito mal resolvido, isto pode afetar todo o ambiente profissional, atrapalhando o desenvolvimento de suas devidas tarefas, desestabilizando a empresa, que em uma fase de crise pode até decretar o seu fechamento. Uma equipe bem estabilizada é reflexa de um bom trabalho aliado à satisfação e crescimento.
O empreendedor brasileiro tem que aprender a utilizar todas as fontes de recursos, inovar e obter conhecimento através de pesquisas, para não se tornar mais um empresário a fechar as portas nos primeiros dois anos, que por falta de planejamento e espirito empreendedor acabam dando fim a algo que