Trabalho
O trabalho administrativo é a aplicação do esforço físico e mental por uma pessoa, em uma função de gerência, com o propósito de garantir os resultados por meios de outras pessoas (seus gerenciados).
Assim, deve-se desde já fazer uma distinção importante: na terminologia vulgar, confunde-se trabalho administrativo com trabalho burocrático. Na verdade, trabalho burocrático é de natureza técnica (embora sua utilidade possa ser contestada), desde que a pessoa que o executa obtém o resultado diretamente, através de seu esforço.
AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
De uma forma geral identifica-se quatro funções administrativas: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO e CONTROLE. Certos autores discutem se a função de ORGANIZAÇÃO que, embora não seja menos importante em relação às outras, não poderia ser considerada como parte da função de PLANEJAMENTO, desde que o resultado de seu trabalho são planos permanentes da Organização, na forma de organogramas, definições de relações hierárquicas e funcionais, descrições de cargos e funções etc.
É através da função de ORGANIZAÇÃO que se estabelece a divisão e subdivisão do trabalho. Isto se materializa no Organograma e descrições de Funções das diversas unidades orgânicas do SISTEMA-EMPRESA. Em toda e qualquer organização humana, são desempenhadas funções técnicas e administrativas.
O sub-sistema administrativo, ou gerencial atua sobre o sub-sistema técnico, ou operacional, visando a melhor combinação dos recursos disponíveis, na busca por resultados.
O Sub-Sitema Gerencial
As funções administrativas, estão relacionadas com o sub-sistema de Gerência das Organizações, também denominado sub-sistema gerencial. Basicamente esse sub-sistema tem como objetivo conseguir a cooperação permanente das pessoas, nas diversas áreas de especialização, para alcançar os objetivos organizacionais.
Ao contrário das funções técnicas, que são diferentes conforme as particularidades de cada empresa, as funções