Trabalho
Nesse texto o autor diz que a gerencia é a arte de pensa de decidir e de agir é a arte de fazer acontecer algo e conseqüentemente obter resultados estes quais podem ser definidos previstos, analisados e avaliados. Dirigentes devem entender a gestão moderna em ambos os sentidos, tem que ter a formação do lado racional e técnico da gerencia que permite aos indivíduos uma grande capacidade analítica, pois estes entenderão melhor a problemas organizacionais saberão analisá-los, ou seja, decompolo-los em diferentes partes. O vicio no pensamento excessivamente técnico a profissão ou a uma área pode ser uma desvantagem para o exercício da função gerencial. Caracteriza a gerência exige a maior amplitude e lateralidade de pensamento, portanto é recomendado aos dirigentes para adquirir muito mais conhecimentos ou mesmo formação avançada para estimular a mente e curiosidade com objetivo de buscar novos horizontes.
A experiência adquirida em serviço é valiosa para o dirigente, o aprendizado gerencial nada mais é que o processo pelo qual o individuo adquiriu no conhecimento e valores no trabalho administrativo no qual isso fortalece a sua capacidade de analise de problemas e etc. Nesse texto também Paulo Motta deixa claro que o aprendizado gerencial envolve quatro dimensões básicas a Cognitiva que significa ser informado e aprender sobre a administração a partir do estoque de conhecimentos existentes. A habilidade Analítica é aprender a identificar e diagnosticar problemas administrativos. Já a habilidades Comportamentais é adquirir novas maneiras de interação humana dentre padrões alternativos conhecidos. Enquanto a de Ação denota a capacidade de transformar conhecimentos e alternativas comportamentais em formas alternativas de ação.
A gerência existe simplesmente, pois existem atividades que um individuo não pode fazer por si só. Quanto mais complexa a atividade maior a necessidade de cooperação e maior a utilização de