Trabalho
O livro fala da preocuparão com os anos 70 onde foi descoberto o “homem social” onde ele começou a criar sua sociedade e sua cultura, sendo também o produto. Tendo em sua volta um ambiente social com outras pessoas com ralação de interdependência. Após a sua descoberta aplicou modelos mecanicista e pragmático, consequentemente métodos e procedimentos de organização planejamento, transformando as pessoas manipuladas. Cita Sócrates que o conhecimento da verdade leva a virtude, perguntando se era ingenuidade?
E se tivéssemos melhor conhecimento da comunicação teríamos uma melhora na sociedade?
Para explicar que a comunicação esta presente a todo o momento cita quatro exemplos que vivenciamos no dia a dia pelo menos um deles:
No estádio de futebol: onde a comunicação está no grupo da torcida, nas cores da bandeira, nos cartões dos juizes até mesmo nos uniformes.
Câmara dos Deputados: é a essências de seu funcionamento.
A feira é um ambiente social com a função de comercialização e para se vender obrigatoriamente temos a comunicação.
Ma hora da novela: a novela transforma as pessoas inquietas, mas as leva a uma grande viagem para outros mundos, que também é de forma uma comunicação, como muitos outros lugares que também existe comunicação.
A comunicação é que nos ensina nossa cultura, é com a conversa nos nossos dias não só na escola, mas em todo lugar.
Afirma que o homem conforme cresce se comunica se torna gente, membro familiar e social, o excesso de comunicação, mídia pode acabar atrapalhando, pode “hipnotiza” o ser humano, como um grande exemplo a televisão que tem pontos positivos e negativos.
Percebemos que a comunicação cresce rápido, pois não sabemos como os primitivos aprenderam a se comunicar e como faziam isso, sabemos apenas que ocorreu a necessidade eles tinham uma forma de comunicação e nos dias de hoje isto esta bem mais fácil, a sociedade com a necessidade de comunicação desenvolve técnicas aprimoradas para isso; hoje