Trabalho
1. PERÍODO COSMOLÓGICO - Foi marcado pela preocupação dos filósofos da época em descobrir a substância essencial de todos os seres. Os filósofos pré-socráticos (do período cosmológico) defendiam que o mundo não surgiu do nada e que a natureza é eterna, e os filósofos desse periodo tentavam responder todas as respostas com o uso da razão.
2. PERÍODO ANTROPOLÓGICO OU CLÁSSICO – Nesse periodo os filosofos começaram a usar o “ homem “ como a nova temática para suas especulaçoes. Participaram desse periodo os Sofistas, Socrates e Platão.
3. PERÍODO SISTEMÁTICO – Esse periodo tinha a pretensão de reunir tudo que foi conhecido nos períodos anteriores.
Aristóteles foi o grande destaque desse periodo, ele propos a primeira classificação de tipos de conhecimento, definiu que material e forma eram reais. Ele queria compreender a essência de cada coisa.
4. PERÍODO HELENÍSTICO - O helenismo para a filosofia é uma continuidade das escolas platônica e aristotélica, buscou explicar a natureza, o homem e etc, colocando como principal questão a vida privada, o problema da felicidade e a salvação pessoal. Assim, a filosofia adotou uma postura de moral prática, buscando orientar os homens em sua conduta. São cinco as principais escolas deste período: estoicismo, epicurismo, ceticismo, ecletismo e cinismo.
Os Filósofos desses períodos foram : Tales de Mileto, Sócrates, Platão, e Aristóteles.
SOFISTAS: São sábios da Grécia que eram pagos para ensinar a oratória(falar bem), persuasão(convencer) e retórica(argumentar), geralmente viviam nas colônias gregas e ia para atenas em busca de alunos. Eles eram os sábios, eles eram doutrinadores e os principais acusadores de Sócrates. Sócrates não se considerava sofista, pois dizia não saber nada (apesar de sua imensa sabedoria). Pitágoras de Samos, foi o maior sofista.
CARACTERÍSTICAS DA COSMOLOGIA: defende a criação do mundo a partir de um princípio natural e que a natureza cria seres mortais a partir de sua