Peíodo patriarcas, juízes e reis do povo hebreu

637 palavras 3 páginas
GOVERNO OU ERA DOS PATRIARCAS
Os hebreus eram dirigidos por patriarcas, estes eram líderes políticos, que eram encarados como o “pai” da comunidade. Os patriarcas acumulam a função de condutores das tribos hebraicas com os cargos de sacerdotes, juízes e chefes militares. Exercem grande autoridade política e moral sobre o clã. O primeiro grande líder, ou patriarca hebreu foi Abraão. Abraão era mesopotâmico, originário de Ur, da Caldéia. Depois de Abraão, a liderança foi passando de pai para filho. De Abraão foi para Isaque e depois para Jacó. Com a migração dos hebreus do Egito para a Palestina, entre 1.220 e 1.180 a.C., guiados por Moisés (Êxodo), começa um período de busca de uma organização política e de uma base territorial para o povo hebreu. Moisés elabora os fundamentos do judaísmo, a partir da revelação dos dez mandamentos, no monte Sinai. A economia era sustentada por meio das atividades pastoris que se desenvolviam por meio de constantes deslocamentos populacionais às regiões férteis da Palestina.

GOVERNO OU ERA DOS JUÍZES
Período dos juízes – Dura de 1.200 a 1.010 a.C., quando as 12 tribos hebreias se organizam em confederação político-religiosa para defender seus santuários. A confederação é governada por juízes (chefes militares cuja autoridade tem fundamentação religiosa) que vigiam o cumprimento do culto e da lei hebraica. Antes quem julgava os hebreus era o patriarca. Agora havia líderes militares, indicados das doze tribos que julgavam tudo. Entre esses chefes estavam: Gideão, Jefté, Samuel e Sansão, conhecido por sua monstruosa força.

GOVERNO OU ERA DOS REIS (MONARQUIA)
Os filisteus ainda representavam muita ameaça aos hebreus, visto que lutavam pelo completo controle do território da Palestina. Isso fez com que os hebreus instituíssem a monarquia, para poder assim centralizar o poder e ter mais força para enfrentar os adversários. O primeiro rei hebreu foi: Saul, da tribo de Benjamim. Ele, porém não teve sucesso em enfrentar os inimigos

Relacionados

  • Pentateuco
    15874 palavras | 64 páginas