Trabalho
Nélio Oliveira
Sumário da apresentação:
1. A organização e seus ambientes: - Interno - Externo
2. As divisões do ambiente externo: - O macroambiente e as variáveis sociais, políticas, econômicas e tecnológicas. - O ambiente competitivo
3. Decorrências para a administração
A organização e seus ambientes
Ambiente Externo
Recursos Produtos
O ambiente interno – conjunto de elementos ou forças internas a organização, como a estrutura, os departamentos, e a cultura organizacional, as tarefas, as pessoas e seus comportamentos, as tecnologias utilizadas, os objetivos empresariais, etc. Esses elementos ou forças podem se apresentar como pontos fortes ou pontos fracos.
O ambiente externo – conjunto de elementos ou forças externos a organização e que tem influência (ou que poderá vir a ter) sobre essa organização. Esses elementos ou forças podem se apresentar como ameaças ou oportunidades.
O ambiente externo:
Apesar da preocupação apenas com as variáveis que interferem na organização, a análise externa é ampla e complexa.
Para facilitar o estudo, dividimos o ambiente externo em dois:
O macroambiente – ambiente de influência mais ampla e geral para a organização. Como as variáveis políticas, econômicas, sociais e tecnológicas de determinado país ou região.
O microambiente – é o ambiente mais próximo com influência mais direta sobre a organização. Composto por forças que interferem mais diretamente a capacidade de servir ao cliente. É também chamado de ambiente competitivo ou ambiente de tarefa.
Macroambiente
- Econômicas: conjuntura econômica local, nacional e mundial, Blocos econômicos, liquidez mercado financeiro, câmbio, taxa de juros, distribuição de renda e renda per capita, comércio internacional