Trabalho
• A ISO 9000 constitui uma série de padrões internacionais para "Gestão da Qualidade" e "Garantia da Qualidade". Ela não é destinada a um "produto" nem para alguma indústria específica. Seu objetivo é orientar a implantação de sistemas de qualidade nas organizações. As regras e os padrões da Gestão da Qualidade e Garantia da Qualidade são complementares aos padrões do produto e são implantados para melhorar a sua qualidade, com impacto na funcionalidade do Sistema da Qualidade.
• A implantação da norma ISO 9000 em uma empresa tem como resultado o aumento da produtividade, por meio da redução de desperdícios, de produtos não-conformes e de retrabalho na execução das atividades.
• A norma ISO 9000 não garante que a qualidade do produto de determinada empresa seja melhor do que a dos seus concorrentes, mas sim que esta empresa entregará ao cliente exatamente aquilo que prometeu na hora da venda. Além disso, a empresa certificada se compromete a resolver qualquer problema decorrente desta venda.
• A norma ISO 9000 não impossibilita que falhas ocorram. O que a ISO 9000 garante é que todas as falhas constatadas são registradas, analisadas para descobrir a causa básica e corrigidas para evitar a sua repetição.
• A norma também garante que as causas potenciais de falhas são estudadas para a implantação das ações preventivas. Esse é um processo que vai gradativamente introduzindo melhorias no sistema da qualidade. Com isso, espera-se que o nível de falhas, erros e defeitos seja reduzido no decorrer do tempo.
• Com a versão ISO-9001.2000 (última lançada), as empresas precisam implantar uma sistemática para identificar as necessidades implícitas ou explícitas dos clientes. Após essa identificação, os resultados serão traduzidos para os procedimentos internos da empresa. A norma também exige que a empresa implante uma sistemática de medição periódica do nível de satisfação dos clientes. Esse item passa a fazer parte da