Trabalho
Resposta: Sim Explicação: Todos os atletas devem ser proactivos na colocação de perguntas, para que não coloquem em risco as respectivas carreiras desportivas. Se tiver uma dúvida – PERGUNTE! Se não estiver totalmente seguro acerca dos ingredientes, ou se não conhecer o estatuto de uma substância – NÃO A
UTILIZE!
2. Pergunta: Apenas os atletas que participam nos Jogos Olímpicos, Paralímpicos e em Campeonatos do
Mundo estão sujeitos ao controlo anti-doping? Resposta: Não Explicação: Muitos países e federações internacionais têm programas anti-doping. Tal significa que, se for membro de uma equipa nacional, poderá ser testado quer durante uma competição, ou fora dela, em sua casa ou local de treino.
3. Pergunta: A sigla WADA significa: World Anti-Doping Administration (Administração Mundial
Antidopagem)? World Anti-Doping Agency (Agência Mundial Antidopagem)? Resposta: World Anti-Doping
Agency (Agência Mundial Antidopagem) Explicação: A missão da Agência Mundial Antidopagem (AMA) consiste em promover e coordenar, a nível internacional, a luta contra o doping no desporto, sob todas as formas. 4. Pergunta: Logo que um atleta é informado de que foi seleccionado para um controlo anti-doping numa competição, é-lhe permitido fazer-se acompanhar por um representante até à estação de controlo?
Resposta: Sim Explicação: Um atleta pode fazer-se acompanhar por um representante da sua escolha até à estação de controlo anti-doping. Geralmente, trata-se do médico ou do treinador da equipa. O representante testemunha todas as fases do processo de recolha, excepto a passagem da amostra. Se necessário, o atleta também pode fazer-se acompanhar por um ajudante linguístico/intérprete.
5. Pergunta: Se a utilização de um medicamento é autorizada no meu país, também posso utilizar a mesma marca de medicamento adquirida no estrangeiro? Resposta: Não Explicação: Determinados