Trabalho
A teoria patrimonialista estabelece que o objeto da contabilidade é o patrimônio das entidades e sua finalidade é o controle do patrimônio, a apuração do resultado e prestação de informações sobre o patrimônio e o resultado das entidades. Portanto, esta teoria classifica as contas em dois grupos, a saber:
a)Contas Patrimoniais - são aquelas que representam o ativo e o passivo da entidade. Desta forma, são contas patrimoniais aquelas que indicam a existência de bens, direitos e obrigações, tanto as obrigações exigíveis como o patrimônio líquido, formado pelo capital social, as reservas e os lucros ou prejuízos acumulados.
b) Contas Resultados –
Compreendem as receitas e despesas, que devem ser encerradas quando da apuração do resultado do exercício. Este resultado, lucro ou prejuízo, será incorporado ao patrimônio da entidade através da conta do patrimônio liquido ´´Lucros Acumulados`` ou ``Prejuízo Acumulados`
Teoria Patrimonialista
Na contabilidade contemporânea utilizamos esta teoria que classifica as contas em dois grandes grupos:
a) CONTAS PATRIMONIAIS: são as contas que representam os bens, direitos, obrigações e a situação líquida das entidades, ou seja: ativo, passivo e patrimônio líquido. É de ressaltar que as contas patrimoniais possuem vida indeterminada, permanecendo com o seu saldo no momento das demonstrações, sendo que o saldo final de um exercício representa o saldo inicial da mesma conta no exercício seguinte.
b) CONTAS DE RESULTADO: são as contas que modificam o patrimônio líquido e estão representadas pelas receitas e pelas despesas. No final de cada exercício estas contas terão seu saldo transferido para a conta de apuração do resultado, sendo que no exercício seguinte elas começam com saldo zero.
Analisando as três teorias, ora expostas, temos que:
I – A conta capital, como as demais contas de patrimônio líquido, é:
• conta dos proprietários, segundo a Teoria Personalista;
• conta