Trabalho
Título: Rotina de Hemoculturas Setor: CCIH Responsável: Dr. Carlos Augusto Gimael Ferraz Júnior
Rotina Nº: 083-006 Implantada: 28/02/08 Versão: 1.0 Alterada: 27/02/2009
1
Publico Alvo: CORPO CLÍNICO DO H.F.C. Objetivo: Documentar a rotina de utilização de solicitação de hemoculturas. Referência: CCIH Fluxo do Processo: Protocolo construído pela CCIH, que deve ser adotado por todo Corpo Clínico do HFC e Clínica Dia.
Introdução: Hemocultura é o exame realizado com o objetivo de isolar e identificar microorganismos patogênicos no sangue de um paciente que se supõe ter uma infecção. É um exame auxiliar relevante, pois seu resultado reflete diretamente na terapêutica. De acordo com o resultado de hemoculturas positivas são escolhidos os antimicrobianos prescritos para determinado paciente. O resultado deste exame também é critério diagnóstico para doenças como endocardite. É importante ferramenta diagnóstica de infecções hospitalares. Descrição da rotina: Indicação de Coleta: A solicitação de hemoculturas deve ser realizada quando o paciente apresentar um quadro infeccioso. No entanto, não é necessária a coleta de hemoculturas diante de todo e qualquer quadro infeccioso. As infecções bacterianas mais comuns e de menor gravidade não constituem indicação de coleta de hemoculturas pela baixa positividade destas, acrescentando custos ao tratamento do paciente sem que este seja beneficiado.
Elaborado por: Dr. Carlos A. G. Ferraz Jr. e Dr. Hamilton Bonilha
Aprovado por: Dr. Miki Mochizuki
Próxima Revisão: 01/07/2010
PROTOCOLO DE ATENDIMENTO
Título: Rotina de Hemoculturas Setor: CCIH Responsável: Dr. Carlos Augusto Gimael Ferraz Júnior
Rotina Nº: 083-006 Implantada: 28/02/08 Versão: 1.0 Alterada: 27/02/2009
2
Assim sendo em infecções como amigdalites, sinusites, infecções de pele e tecido subcutâneo comunitárias entre outras a antibioticoterapia empírica, baseada no conhecimento dos principais agentes etiológicos