Trabalho
Atividade de Auto Desenvolvimento: Aula Tema 03
O Indivíduo e a Sociedade
SUMÁRIO
1. Introdução
2. Desenvolvimento
3. Conclusão
O Indivíduo e a Sociedade
A civilização do individuo numa dada sociedade permite que ele adquira uma personalidade própria que o diferenciará com o seu grupo social, sendo as maneiras de agir, pensar e sentir próprios dos grupos da sociedade ou civilização em que o individuo vive.
Entre os principais agentes de socialização estão, a família,a escola,os meios de comunicação de massa, grupos de status e grupos de referências.
Acredito que as atitudes não nascem conosco, são adquiridas no processo de integração do individuo com a sociedade. Ao nascer à formação – passagem de ser biológico – passagem ser social do individuo é estimulado pela mãe, é nela que este se molda, se espelha, se descobre. A mãe é responsável pela introdução da criação na sociedade, onde o mesmo começa a se identificar com o grupo ao qual pertence, família, amigos, escola, trabalho.
Na escola, onde as relações sociais são diferentes daquelas encontradas no núcleo familiar. Portanto é importante esse processo, tomamos contato com certa burocracia, com regras que são aplicadas a todos e no qual os indivíduos são reconhecidos pelo seu desempenho. Com isso formam um grande papel na formação de novas atitudes e no reforço ou abandono dos que já existiam.
O meu próprio exemplo, quando resolvi fazer várias coisas ao mesmo tempo,como voltar estudar, trabalhar e ainda tendo casa para cuidar, nem sempre conseguimos desempenhar todas as funções da melhor maneira ou com a eficiência que gostaríamos, mas não podemos desistir.
Com ingresso na vida adulta, as atitudes tornam-se mais reflexivas, embora neste momento da vida as idéias, os valores, as crenças tendem a se cristalizarem sendo mais difícil a mudança. Cada individuo tem a sua identidade e liberdade, condicionados ao meio em que vivem adequando-se