Trabalho
Publicado em 1980, o livro-guia traça a trajetória de Machado, de sua infância pobre a imortal da Academia Brasileira de Letras, sem perder de vista sua consagração como grande autor ainda em vida. Em um capítulo especial sobre a época em que viveu o autor, a descrição do contexto histórico viabiliza a compreensão do mundo que o cercava.
“Literatura comentada” explica e delineia a obra do autor a partir de capítulos e textos selecionados, que são acompanhados por introduções que descrevem de forma sucinta a obra a que se refere. Apresenta, em ordem cronológica, trechos selecionados de romances e contos introduzidos com detalhes sobre a obra e alguns capítulos selecionados. Entre algumas das principais obras eleitas estão “Memórias póstumas de Brás Cubas”, “Quincas Borba” e “Dom Casmurro”.
A cronologia histórico-literária é bastante didática. Esse caráter fica mais evidente em suas páginas finais, nas quais encontram-se exercícios de fixação, propostos para interpretar o capítulo XXXI de “Memórias póstumas de Brás Cubas”. “Literatura comentada” é um pontapé não só para a compreensão de Machado de Assis, mas também de uma importante transição de valores da própria sociedade. Oferece, portanto, uma oportunidade de ver muito mais por trás de cada enredo e, assim, revela-se uma forma de despertar o interesse que a literatura machadiana