Estudo de um casp
1- Não. Não existe um único modelo, por que as empresas tem necessidades diferentes, o que exige atenções também diferentes.
2- O processo de implantação deste PQT foi turbulento, com grande impacto nessa empresa tradicional. Foi implantado um cronograma das atividades de implantação, foram feitas palestras para conscientização do funcionário. Os trabalhadores que frequentavam estas palestras eram selecionados por área. O intuito foi de realizar uma profunda imersão do corpo de funcionários. Na questão o objetivo destas palestras e seminários era um só: A satisfação do cliente. Algumas iniciativas do PQT não puderam se quer ser implantadas, como por exemplo o programa de sugestões. Neste o autor de uma possível sugestão receberia uma premiação de 10% do resultado que sua ideia gerasse, mas foi um fracasso pois os trabalhadores não sabiam escrever suas ideias, assim mostraram baixo grau de escolaridade. Outra iniciativa foi a criação dos grupos de produtividade e qualidade. Grupos de trabalhado formados por equipes heterogêneas para discutir um determinado problema. Caso o problema fosse eliminado, aquela antiga perda transformar-se-ia em ganho.
3- A Princípio a resistência gerada pela não aceitação das mudanças pela gerencia e chefia,dessa forma,tem uma maior dificuldade para se adequar a essas mudanças de concepções.Em seguida podemos notar que trabalhar em equipe ,afinar o corpo de funcionários ,criar grupos de produtividade e qualidade ,também gerou dificuldade para a empresa.
4- Nos dois primeiros anos,gerou um lucro de 550.000 dólares;eliminou a imensa variância do índice de qualidade como um todo e aumentou a rotação dos teares de tecelagem.Para os trabalhadores,foram feitas melhorias como higiene,limpeza e organização nos locais de trabalho e onde o novo equipamento representa menos risco de acidente. Teve também relações sócio-culturais da empresa,estabelecendo-se entre a empresa e os trabalhadores uma real