Política de aristoteles livro iv
ARISTÓTELES LIVRO IV
CONTEXTO HISTÓRICO
A coexistência de princípios exigem critérios de classificação. Como, por seu turno, estes critérios dependem de princípios de apreciação do que é melhor para a cidade, o problema do regime melhor não se pode reduzir a uma formula politica definitiva. Desta interação entre elementos paradigmáticos e pragmáticos que percorre toda a obra.
Aristóteles extrai um programa muito claro, no inicio do livro IV. Compete à ciência politica examinar, sucessivamente, “a melhor forma de regime em absoluto”; as “formas melhor tendo em conta as circunstanciam”; “a forma de regime que se estabelece segundo um pressuposto”; e “a forma de regime que melhor convém ao conjunto de todas as cidades”. AS PARTES PRINCIPAIS DO TEXTO
FORMAS PURAS
MONARQUIA: GOVERNO DE UM SÓ HOMEM, DE CARÁTER HEREDITÁRIO OU PERPÉTUO, QUE VISA O BEM COMUM, COMO A OBEDIÊNCIA ÀS LEIS E ÀS TRADIÇÕES.
ARISTROCACIA: GOVERNO DOS MELHORES HOMENS DA REPUBLICA, SELECIONADOS PELO CONSENSO DOS SEUS CIDADÃOS E QUE GOVERNA PROCURANDO O BENEFICIO DE TODA A COLETIVIDADE
POLITICA: GOVERNO DO POVO, DA MAIORIA, QUE EXERCE O RESPEITO ÀS LEIS E QUE BENEFICIA TODOS OS CIDADÃOS INDISTINTAMENTE, SEM FAZER NENHUM TIPO DE DISCRIMINAÇÃO.
FORMAS AGRESSIVAS
TIRANIA: GOVERNO DE UM SÓ HOMEM QUE ASCENDENTE AO PODER POR MEIOS ILEGAIS, VIOLENTOS E ILEGÍTIMOS E QUE GOVERNA PELA INTIMIDAÇÃO, MANIPULÇÃO OU PELA ABERTA REPRESSÃO INFRIGINDO AS LEIS.
OLIGARQUIA: GOVERNO DE UM GRUPO ECONOMICAMENTE PODEROSO QUE REGE OS DESTINOS DA CIDADE, PROCURANDO FOVORECER A FACÇÃO QUE SE ENCONTRA NO PODER EM DETRIMENTO DOS DEMAIS.
DEMOCRACIA: GOVERNO DO POVO, DA MAIORIA, QUE EXERCE O PODER FAVORECENDO PREFERENCIALMENTE OS POBRES, CAUSANDO SISTEMÁTICO CONSTRAGIMENTO AOS RICOS.
COMPARAÇÃO CONTEXTUALIZADA DO CONTEÚDO PARA A CONTEMPORANEIDADE
Concluímos que a maioria das ideias discutidas por Aristóteles tem aplicabilidade nos dias atuais, pois tratam de princípios fundamentais à