Resenha
PROGRAMA DARCY RIBEIRO
LIVRO IV - POLITICA ARISTOTELES
PEDREIRAS – MA.
2013
LIVRO IV – POLITICA ARISTOTELES
Resenha doTexto: Politica - Livro IV e Aristóteles - Tradução: Mario da Gama Kurry na disciplina de Filosofia apresentado ao departamento do Curso de História - II Período, para a obtenção de nota.
Professor/orientador: José Milton Marinho
PEDREIRAS – MA.
2013
Neste livro Politica IV de Aristóteles ele ressalta que a política depende da forma que ela é exercida conforme cada Estado. O governo e constituição tem o mesmo sentindo, sendo que o governo pode ser exercido de três maneiras diferentes, por um, por poucos e por muitos. No seu livro IV ele explica bem as diversas formas de oligarquias e democracia, ressalta as leis e as constituições, que as constituições devem se adequar as leis.
Ressaltando as três formas corretas para ele divididas pelo governo: monarquia, aristocracia e governo constitucional. Onde essas três correspondem a um sistema baseado na qualificação pelo mérito e os meios para seu funcionamento. Enfatiza que para alguns democracia é mais desejável que oligarquia já para outros é vice-versa. Fala das diferenças da sociedade há ricos, pobres, armados, desarmados, agricultores, os comerciantes dentro das diferenças de classe há os que nasciam em famílias de herdeiros. E dentro da desigualdade formam uma cidade e se tornam iguais dentro das leis que as regem. No capitulo V, é o momento que ele cita a oligarquia quando o filho sucede ao pai na função e cita que entre oligarquias estar a forma que corresponde á tirania como desvio da monarquia. Aborda sobre o governo constitucional e da tirania é mencionado com razão por ultimo, porque é a menos constitucional de todas as formas de governo.
O autor cita trechos no seu livro muito pertinente