Trabalho I
Matrícula: 148839
Disciplina: Conforto Ambiental I Data Entrega: 25/08/2014
1) Habitabilidade são fatores que determinam o quão habitável é determinado lugar, de forma que o ambiente não sobrecarregue o ser humano. São avaliadas as forças do lugar como: clima, temperatura, ventos, posição solar, entre outros.
2) Tempo é o estado atmosférico momentâneo em um certo instante, considerado em relação a todos fenômenos meteorológicos: temperatura, vento, umidade.
3) Clima são condições médias do tempo em uma dada região, em relação a avaliações em longos períodos, mínimo 30 anos. Já o tempo é uma variação diária da atmosfera. Como por exemplo, o clima do Rio Grande do Sul, Subtropical, é característico por verões e invernos bem definidos, entretanto, pode ocorrer dias de inverno quentes de acordo com a situação atmosférica do tempo.
4) Biomas são grandes ecossistemas de características gerais e regidos pelos macro climas, formadas pela fauna e flora autossustentáveis, como por exemplo os biomas brasileiros: Mata Atlântica, Amazônico, Caatinga, Cerrado, Pantanal e Pampa.
5) Fatores Climáticos Globais são variáveis de acordo com cada local do globo terrestre, avalia-se latitude, altitude, massas de ar, continentalidade, relevo, etc. Os Fatores Climáticos Locais são variáveis climáticas que alteram-se em decorrência das características específicas de cada local, avalia-se, nesse caso, temperatura, topografia, vegetação, etc.
6) A vegetação minimiza a temperatura dos ambientes absorvendo da radiação solar e o agindo no esfriamento do ar que penetra nas construções.
7) Vento, Temperatura e Umidade.
8) Utilizar abundante vegetação de copas altas para a proteção contra os raios Leste e Oeste; Ter um pátio interno; Enterrar parte da edificação, principalmente leste e oeste;
9) Evitar implantar lagos ou espelhos d’água próximo das edificações; Não impedir a incidência