Tectnica de Placas
GEOLOGIA GERAL
TECTÔNICA DE PLACAS
1- Quais as evidências que favoreceram a Teoria da Deriva Continental? - Similaridades das bordas continentais. - Evidências Poleoclimaticas: glaciações e evidências de rastros de geleira.
- Evidências Estratigráficas: rochas semelhantes encontradas em continentes separados, bacia sedimentar do Paraná e bacia sedimentar Karoo ( África do Sul ).
- Evidências Paleontológicas: fósseis iguais encontrados em continentes separados.
- Evidências Paleomagneticas da Crosta Continental.
2- Quais os principais motivos da não aceitação da Teoria da deriva Continental pela comunidade científica?
1- As massas continentais não poderiam se movimentar através dos oceanos, da maneira proposta, sem que ocorresse a sua fragmentação. 2 - Quais forças moveriam os blocos continentais?
3- Como deslizar duas crostas rígidas, uma sobre a outra, sem quebrá-las? Naquele tempo havia o desconhecimento das propriedades plásticas da Astenosfera (parte superior do Manto Superior)
3- A partir dos estudos do fundo oceânico (crosta oceânica), novas evidências para a movimentação dos oceanos e continentes foram descobertas. Quais são e descreva-as?
Paleomagnetismo e topografia do fundo oceânico.
A partir dos estudos paleomagnéticos foi possível promover a comprovação da teoria sobre a movimentação da crosta e a criação da NOVA Teoria da Tectônica de Placas.
Com a utilização de métodos Geofísicos, como batimetria e magnetometria, foi possível determinar, respectivamente, o relevo do fundo oceânco,que até então, era desconhecido e registros nas rochas do fundo oceânico dos períodos de inversão dos pólos magnéticos da terra.
Em 1947, sismólogos do navio U.S. research ship Atlantis encontraram camadas de sedimentos depositadas sobre o assoalho oceânico do Atlântico. Estes sedimentos eram muito mais finos do que se imaginava. Os cientistas acreditavam que sedimentos do fundo oceânico eram mais espessos e antigos, com