trabalho h
CONTEXTO:religiao
TEXTO:bezerro de ouro x idolatria
Êxodo 32
1. Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu.
- Apesar do povo ter visto os milagre de Deus para o êxodo do seu povo no Egito, como as pragas do Egito, a separação do Mar Vermelho quando o povo atravessou o mesmo a pés secos, o maná e as cordornizes, o povo não teve perseverança em esperar na direção do Senhor. Nós mesmos muitas vezes desfalecemos ao esperar por algo, mas não podemos permitir que isso nos tire o foco de Deus.
- Moisés se ausentou do povo por 40 dias para buscar a direção de Deus para o mesmo. O próprio Deus estava escrevendo com Seu próprio dedo as leis para Israel.
- Enquanto Moisés estava ali, o povo se sentiu abandonado pelo seu grande líder, seu profeta, havia desaparecido montanha acima e eles queriam ter outro objeto visível, formado ao seu gosto, que representasse o seu Deus, a quem pudessem render culto.
- O povo pediu por um ídolo, com a desculpa de não estar vendo seu ídolo e acharem que ele havia morrido, precisavam de alguma coisa palpável, quebrando um dos primeiros mandamentos - Êxodo 20:4-5 (Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.)
- Infelizmente hoje vemos no próprio meio evangélico igrejas trazendo amuletos dentro de seus cultos (flores, lenços, toalhas, chaves, etc.)
2. E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro, que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas, e trazei-mos.
- Deus