Trabalho F Sica II
O aproveitamento de água da chuva em áreas urbanas é assunto de recentes discussões no Brasil, devido á seca que o país enfrenta. Um elemento de suma importância deste sistema é a cisterna, que tem como principal funcionalidade o armazenamento da água captada, sendo que seu dimensionamento depende das características, dos índices pluviométricos locais e das demandas exercidas. Este trabalho visa demonstrar uma forma eficiente de captação e armazenamento das águas pluviais.
Palavras chaves: cisterna; aproveitamento de água da chuva; escassez de água.
Abstract
The rainwater utilization in urban areas is the subject of recent discussions in Brazil, due to drought facing the country. One element of utmost importance of this system is the cistern, whose main feature the storage of collected water, and its design depends on the characteristics, local rainfall and exercised demands. This paper demonstrates an efficient way to capture and storage of rainwater.
Keywords: cistern; rainwater recovery; water scarcity.
Introdução
Segundo Moruzzi, de Oliveira e Carvalho (2008), a escassez de água potável nas cidades brasileiras é caracterizada pela alta densidade populacional e/ou mau uso desta, o que proporciona a necessidade de investigar fontes alternativas para o suprimento deste bem, tais como: aproveitamento da água da chuva, dessalinização da água do mar e reuso dos efluentes.
A crescente urbanização tem como consequência a impermeabilização do solo, o que exige soluções inovadoras no controle e minimização dos impactos causados por inundações. A conscientização da importância da economia de água é um dos primeiros passos para atenuar o problema e levar a mudanças de hábitos da população para o uso racional da água.
O aproveitamento de água de chuva tem se configurado como uma alternativa promissora para solução de diversos problemas, tais como: escassez de água e frequentes inundações principalmente em regiões metropolitanas. Aliado a gestão de controle