Trabalho de f sica II PENDULO
CURSO SUPERIOR EM ENGENHARIA CIVIL
ALTAIR CASTRO
RUTH SIMAS TEIXEIRA
RELATORIO DE FÍSICA II
MANAUS - AM
2015
ALTAIR CASTRO
RUTH SIMAS TEIXEIRA
PENDULO SIMPLES
Trabalho científico apresentado ao Professor Polari Batista, para obtenção de nota na disciplina de Física II, no Curso de Engenharia Civil da Instituição de Ensino FAMETRO.
MANAUS – AM 2015
1. INTRODUÇAO
Um pêndulo simples é um sistema composto por uma massa acoplada a um pivô que permite sua movimentação livremente. A massa fica sujeita à força restauradora causada pela gravidade.
Existem inúmeros pêndulos estudados por físicos, já que estes descrevem-no como um objeto de fácil previsão de movimentos e que possibilitou inúmeros avanços tecnológicos, alguns deles são os pêndulos físicos, de torção, cônicos, de Foucalt, duplos, espirais, de Karter e invertidos. Mas o modelo mais simples, e que tem maior utilização é o Pêndulo Simples.
Este experimento tem como objetivo estudar até quanto o comprimento do pêndulo afeta o seu período de oscilação. Desta forma, através de métodos gráficos, podemos estudar de quais grandezas interferem no período de um pêndulo simples.
2. METODOLOGIA
Desta experiência realizada no laboratório consiste em uma massa presa a um fio flexível e inextensível por uma de suas extremidades e livre por outra e quando afastamos a massa da posição de repouso e a soltamos, o pêndulo realiza oscilações. Ao desconsiderarmos a resistência do ar, as únicas forças que atuam sobre o pêndulo são a tensão com o fio e o peso da massa.
Massa m são: a força peso P e a força de tração T, apresentando um movimento período. As forças que atuam sobre objeto metálico.
Nesta experiência foi utilizado duas massas, a primeira massa que usamos foi a que tinha menor peso onde observamos que cada comprimento que usamos tem uma diferença na oscilação em relação ao tempo.
O material