Bloco de Concreto Celular Autoclavado
Construção
•
•
•
•
•
Fabíola de Almeida Guedes
Liliane de Fátima Jerônimo
Poliana Cristina de Souza
Pereira
Renata Amaral Muniz
Wanessa Freire de Paula
Bloco de Concreto Celular
Autoclavado (Bloco Verde)
Blocos de Concreto Celular
Autoclavado
Os
Blocos (CCA) são constituídos de uma mistura de cimento, cal, areia, água e agentes expansores (pó de alumínio)e ricos em silica, finamente granulados e submetidos a um processo industrial para torná-los leves, aerados e ao mesmo tempo, resistentes e duráveis. São próprios para alvenarias de vedação.
Já
há algum tempo, o uso deles tem sido a melhor opção para alvenarias de construções inteligentes: menor número de juntas de assentamento, menor tempo de execução de mão de obra, possibilidade de 100% de aproveitamento dos resíduos, além de resistência ao fogo e conforto térmico e acústico.
Leveza, economia de tempo e dinheiro
Leve, fácil de manusear, fabricado em grandes dimensões, garante alta produtividade na obra pesando 20% do peso do concreto armado convencional, permite baixo custo de transporte horizontal, vertical e alívio de cargas gerando economia de aço e concreto na estrutura e fundação da edificação.
Enquanto uma alvenaria de tijolo cerâmico pesa em média 1.200 kg/m3, a alvenaria com bloco celular autoclavado pesa 500 kg/m 3.
Resistência à
Compressão
A
resistência à compressão do bloco de concreto celular autoclavado pode chegar á 6 MPa. Isso inviabiliza a sua utilização para a execução de prédios altos. O material é competitivo até o quarto pavimento.
Habilidades
Estanqueidade
Possui
uma estrutura formada por células de ar fechadas, não conectadas, possuem boa durabilidade e resistência à: umidade, formação de fungos, ataque de insetos e ação de elementos químicos. É uma alternativa ao emprego de paredes de gesso acartonado
(dry-wall) em ambientes com alta umidade, como banheiros e cozinhas.
Desempenho térmico
Tem
um baixo índice de condutibilidade térmica, sendo de 8