Trabalho e vida economica
PÁGINA 340
1. Por que a vida de Rico é tão diferente da de Enrico?
Porque Rico estudou muito e conseguiu grandes oportunidades de trabalho, construindo uma carreira extremamente lucrativa, e tendo que mudar de endereço constantemente para crescerem em suas carreiras, diferentemente de Enrico que tinha emprego fixo, um salário baixo e uma casa, na qual viveu tranquilamente, educou seus filhos e posteriormente uma aposentadoria. Já Rico foi mais além, entretanto não tinha a tranqüilidade de vida, devido ao seu trabalho que não lhe proporcionava tempo hábil para estar com sua família, e como se mudavam muito, Rico não tinha nem se quer amigos. A vida de Enrico apresentada no texto é uma vida tranquila, segura e dedicada exclusivamente à família.
2. As sociedades modernas conseguiriam funcionar sem a divisão do trabalho?
Não, pois a divisão do trabalho é necessária para que os produtos e prestações de serviços cheguem até nós, já que a grande maioria dos indivíduos na sociedade moderna não produzem seu próprio alimento, não constrem a sua própria casa e nem produz os bens que utiliza. Os serviços que atualmente existem que garantem a nossa sobrevivencia passam por diversos trabalhadores, conferindo assim dentro das sociedades uma dependencia mútua, que segundo Durkhein fortaleceria a ideia de solidariedade social.
3. Por que algumas atividades são consideradas trabalho e outras não?
Porque muitas vezes somos levados a concluir que a concepção de trabalho se equivalesse ao emprego remunerado. Pensando assim, os serviços domésticos, por exemplo, não seriam considerados trabalho, pois não há remuneração e geralmente são realizados por mulheres tidas como “donas de casa”. Te um emprego remunerado é bastante importante, porém o termo trabalho é muito mais amplo, uma vez que podem existir tipos de trabalho que exercem uma função social muito importante e no entanto não são remunerados. Enfim, a definição de