trabalho e lazer
SUMARIO:
1- RESUMO
2- INTRODUÇÂO
3- TEMPO LIVRE
4- O TRABALHO E O LAZER, O GANHO REAL E O VIRTUAL.
5- OS DIREITOS SOCIAISDOS TRABALHADORES
6- LAZER: UM DIREITO SOCIAL NECESSÁRIO
7- CONCLUSÃO
8- FONTES
RESUMO
Não é incomum, nos dias de hoje, vermos profissionais levando trabalho para terminarem casa ou ficando mais horas do que o necessário no escritório. Com isso, acabam deixando de lado o pouco tempo destinado ao lazer e, muitas vezes, entram em um ciclo vicioso de trabalho, que osconsome quase que integralmente.
O lazer é um direito social assegurado pela Constituição Federal a todos os cidadãos, contudo a atual organização da sociedade, seus modos e jornadas de trabalho semlimites privam o trabalhador deste, afastando-o cada vez mais da vida social, do convívio com o mundo extra trabalho. O lazer o dignifica, proporcionando um tempo para si, com a família, com amigos e paraparticipar da sociedade.
INTRODUÇÃO
O direito ao lazer é assegurado a todos os cidadãos brasileiros na Constituição da República Federativa do Brasil em seu artigo 6º, o que estabelece ao Estadouma ordem para que possa proporcionar a todos a satisfação deste direito. No Direito do Trabalho não é diferente ao trabalhador, também cidadão, é permitido o direito ao lazer, nesse caso não amparadosomente pelo princípio da dignidade da pessoa humana, mas tendo como alicerces o valor social da ordem econômica amparada pela valorização do trabalho humano para propiciar ao trabalhador umaexistência digna.
O direito social ao trabalho contribui para o crescimento e desenvolvimento da sociedade, porém o trabalho nos moldes que assumiu não mais dignifica o homem, mas o torna servil, semoportunidade de relacionar-se, de desfrutar da retribuição financeira obtida com a venda da sua energia durante o processo de trabalho. Ele precisa relacionar-se com o meio onde vive e ocupar seu