Trabalho e infância
RESUMO: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo fazer uma abordagem a respeito da Exploração do Trabalho Infantil no Brasil e na cidade de Tianguá- Ceará e como isso afeta a educação. O trabalho infantil é proibido por lei, mas estudos mostram o crescente número de crianças trabalhando em todo o mundo. O tema é atual e de extrema importância, pois esclarece a necessidade da implantação de novos projetos que busquem reduzir drasticamente com essa problemática, e aumentar a eficácia dos projetos já existentes, como o PETI, CRAS, PETECA entre outros.
PALAVRAS-CHAVE: Exploração- Criança- Trabalho- Direitos da Criança e do Adolescente.
INTRODUÇÃO
O presente artigo visa a uma reflexão do trabalho infantil sob a perspectiva dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes e expor sobre a realidade do trabalho infantil é remetermo-nos a uma conscientização sobre a atuação dos operadores do Direito na busca de soluções para o mesmo, na tentativa de melhor entender quais os motivos e as perspectivas para sua erradicação, vez que, os malefícios que traz para as crianças e os adolescentes envolvem uma série de fatores e a remete-nos a buscarmos alternativas para enfrentar o problema do trabalho infantil tão grave que se alarga na sociedade, grave em intensidade e em solução.
O Trabalho infanto-juvenil é considerado uma situação indesejável porque se pressupõem que a maneira mais adequada para se atingir o pleno desenvolvimento infantil é dividir o tempo da criança entre escola e lazer.
O Trabalho infantil é um problema que deve ser analisado por uma visão ampla, enfocando a responsabilidade de todos os segmentos governamentais, privados e principalmente da sociedade, colocando como prioridade, medidas especiais com a finalidade de dar um novo impulso à erradicação do trabalho infanto-juvenil.
A exploração do trabalho infantil é comum em países em desenvolvimento, como no Brasil. As empresas estão em busca por mão-de-obra barata, e a