Trabalho e familia
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
MULHER: DIVISÃO DOMÉSTICA DO TRABALHO
O TRABALHO E A FAMÍLIA
PROFESSORA MIRIAN MORALES
Sociologia Política
Joinville - SC
2011
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO3
2. TRABALHO DOMÉSTICO4
2.1 Tecnologia a favor do lar4
2.2 Divisão doméstica do trabalho.5
3. TRABALHO E FAMÍLIA7
3.1 Mães que trabalham fora.7 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS10
INTRODUÇÃO
O trabalho doméstico, historicamente desvalorizado por ser “invisível”, mal pago e de responsabilidade total da mulher passou a mudar no século XIX com a consolidação do sistema capitalista que proporcionou inúmeras mudanças e as mulheres passaram a buscar uma colocação no mercado de trabalho.
Ainda assim a mulher é a principal responsável pela manutenção do lar. A tecnologia vem ajudando muito. Aparelhos eletrodomésticos facilitam suas atividades domésticas.
Com as mudanças os homens e mulheres buscam conciliar casa e trabalho dividindo tarefas domésticas, mesmo que ainda seja desigual.
Conciliar a vida pessoal e familiar com o trabalho é e sempre foi um desafio, ainda mais com o excesso de trabalho que faz com que muitas mulheres tenham que se esforçar ainda mais para educar os filhos e as rotinas domésticas.
2. TRABALHO DOMÉSTICO
O trabalho doméstico é uma série de tarefas pertinentes à reprodução da vida: cozinhar, limpar, lavar, etc. O trabalho doméstico é o que se realiza na família para satisfazer as necessidades de todos os integrantes.
De acordo com Giddens “O trabalho doméstico em sua forma atual, nasceu da separação entre o lar e o local de trabalho. Com a industrialização, a casa tornou-se um local de consumo, e não de produção de mercadorias. O trabalho doméstico tornou-se invisível assim que o trabalho de verdade passou a ser aquele que garante um pagamento direto”.
O capitalismo fez com que todos os produtos e serviços que uma família necessita para manter-se se realizassem em escala industrial, que pudessem