Trabalho e energia
Para que um corpo realize trabalho sobre outro é necessário que ele realize uma força (F)sobre ele. É desta forma que a maioria dos profissionais trabalha: fazendo força. Por exemplo, um professor faz força no giz, um pedreiro faz força para levantar alguns tijolos e até uma dona-de-casa faz força para carregar suas compras. Mas a ação da força não é suficiente para produzir trabalho, é necessário também que haja um deslocamento (d). Pode-se notar que, ao carregar um objeto pesado, o que mais cansa não é o fato de levantá-lo, mas carregá-lo durante algum tempo. Quanto maior o deslocamento, maio o trabalho a ser realizado.
O trabalho é Grandeza escalar, isto é, fica bem definida somente por seu módulo e uma unidade. A sua unidade mais conhecida é o Newton x metro (N x m) ou Joule (J).
O trabalho de 1 Joule é o trabalho necessário para levantar um corpo de 100g até um 1m de altura.
A formula abaixo se refere a todos os casos, mas podem ocorrer casos especiais em que a fórmula se torna mais simplificada:
T=força x deslocamento ou T=f x d
02) Potência
Vamos considerar duas pessoas que realizam o mesmo trabalho. Se uma delas realiza o trabalho em um tempo menor do que a outra, ela tem que fazer um esforço maior, assim dizemos que ela desenvolveu uma potência maior em relação à outra.
Outros exemplos:
• Um carro tem maior potência quando ele consegue atingir maior velocidade em um menor intervalo de tempo.
• Um aparelho de som é mais potente do que outro quando ele consegue converter mais energia elétrica em energia sonora em um intervalo de tempo menor.
Assim sendo, uma máquina é caracterizada pelo trabalho que ela pode realizar em um determinado tempo. A eficiência de uma máquina é medida através da relação do trabalho que ela realiza pelo tempo gasto para realizar o mesmo, definindo a potência. Defini-se potência como sendo o tempo gasto para se realizar um determinado trabalho, matematicamente, a relação entre trabalho e tempo fica da