Trabalho e energia
Alguns problemas não são tão simples quanto parecem. Por exemplo, para se determinar a velocidade de um objeto lançado por uma mola comprimida que aplica uma força variável. Podemos aplicar as leis de Newton e todas a técnicas de resolver problemas que aprendemos, mas a aceleração variável impede que resolvamos os problema diretamente. Existem outros métodos para tratar o problema tais problemas. Estes métodos serão considerados neste capitulo e envolvem o conceito de energia e de conservação de energia.
Energia – seu suprimento, distribuição, conversão, e uso – possui consequências econômicas, politico, social em nosso mundo. Energia é um dos conceitos mais importante e que unifica toda ciência física. Sua importância se ramifica no princípio da conservação da energia. Energia pode ser conservada de uma forma para outra, mas não pode ser criada e nem destruída.
Neste capitulo nos concentraremos na energia mecânica, que esta associada com o movimento e posição de sistemas mecânicos. Começamos com o conceito de trabalho e energia cinética e a relação entre eles. Também consideraremos o conceito de potencia, que é a taxa de transferência de energia que entra ou que sai de um sistema.
6.1-CONSERVAÇÃO DE ENERGIA
O conceito de energia aparece em todas as áreas da física e é a pedra angular da lei fundamental da natureza chamada de conservação da natureza, que afirma que a energia total em qualquer sistema isolado é constante, independente do que acontece dentro do sistema.
Leis de conservação, incluindo conservação da massa, energia, momento, momento angular, carga elétrica, e outras, desempenham papel central em todas as áreas da física, unificando as várias áreas.
Toda lei de conservação afirma que uma quantidade física em qualquer sistema isolado ou fechado deve ser constante. Um exemplo familiar é a conservação da massa em reações químicas. Algo parecido ocorre na colisão elástica entre corpos, verificamos que a velocidade varia, mas que