Psicologia
A adolescência é uma etapa de desenvolvimento humano caracterizado por alterações físicas, psíquicas e sociais, sendo que nessas duas ultimas recebem interpretações e significados diferentes dependendo da época e da cultura na qual está inserida. A adolescência é uma extraordinária etapa na vida de todas as pessoas. É nela que a pessoa descobre a sua identidade e define a sua personalidade. Nesse processo, manifesta-se uma crise, na qual se reformulam os valores adquiridos na infância e se assimilam numa nova estrutura mais madura, sendo é uma época de imaturidade em busca de maturidade, nada é estável nem definitivo, porque se encontra numa época de transição.
A adolescência é este período no qual uma criança se transforma em adulto. Não se trata apenas de uma mudança na altura e no peso, nas capacidades mentais e na força física, mas, também, de uma grande mudança na forma de ser, de uma evolução da personalidade.
2.1 Etapas de adolescência
2.2.1 A pré-puberdade (11 aos 14 anos), quando o desenvolvimento físico se acelera e busca maior proximidade com os adultos. O lado emocional é muito confuso, com oscilações de sentimentos como ódio e amor, na busca de identificar-se.
* Nasce a intimidade (o despertar do próprio “eu”). * Crise de crescimento físico, psíquico e maturação sexual. * Não há ainda consciência daquilo que se está a passar. * Conhece pela primeira vez as suas limitações e fraquezas, e sente-se indefeso perante elas. * Desequilíbrio nas emoções, que se reflete na sensibilidade exagerada e na irritabilidade de caráter. * “Não sintoniza” com o mundo dos adultos. * Refugia-se no isolamento ou no grupo de companheiros de estudo, ou integra-se num grupo de amigos.
2.2.2 A puberdade (13 aos 17 anos) que se inicia por volta dos treze anos, é marcada pela maturidade dos órgãos reprodutores.
* Do despertar do “eu” passa-se à descoberta consciente do “eu”, ou da