Trabalho e Educação: fundamentos ontológicos e históricos
R: Trabalho e educação são atividades especialmente humanas. Isso significa que, rigorosa-mente apenas seres humanos trabalham e educam. Estão ai os fundamentos históricos-onto-lógicos das relação trabalho e educação, o produto dessa ação e o resultado desse processo é próprio do ser humano. 2) Por que, historicamente, há uma divisão na relação Trabalho e Educação? Explique com um trecho do texto.
R: O desenvolvimento da produção conduziu à divisão do trabalho e, daí, à apropriação privada da terra, provocando a ruptura da unidade vigente nas comunidades primitivas. A apropriação privada da terra, então o principal meio de produção, gerou a divisão dos homens em classes. Configuram-se, em conseqüência, duas classes sociais fundamentais: a classe dos proprietários e a dos não-proprietários. Esse acontecimento é de suma importância na história da humanidade, tendo claros efeitos na própria compreensão ontológica do homem. Com efeito, como já se esclareceu, é o trabalho que define a essência humana. Isso significa que não é possível ao homem viver sem trabalhar. Já que o homem não tem sua existência garantida pela natureza, sem agir sobre ela, transformando-a.
3)Qual a origem da palavra escola? Faça uma análise sobre isso.
R: Escola deriva do grego e significa “ o lugar do ócio”, tempo livre.Escola é uma instituição que tem a missão de educar e ensinar conhecimentos básicos e elevados, ajudando assim na formação social do homem .
4)Como se configurou a educação no inicio do capitalismo?
R: A educação no inicio do capitalismo se deu devido a ociosidade dos filhos dos operários que ficavam a toa devido a seus pais estarem trabalhando nas industrias, daí criou-se um lugar de
Ensino para elas. Mais tarde a educação se voltou para os operários qualificando os mesmos para darem mais produtividade, advinda da grande demanda de