1) Segundo Saviani (Texto 1 "Trabalho e educação fundamentos ontológicos e históricos"), trabalho é uma relação que se transforma na História.
Na antiguidade o modo de produção era comunal, não divisões de classes e a terra era propriedade de todos. Na idade Média o modelo de produção era escravista, visto que o trabalho era realizado por escravos e controlado por aristocratas que detinham a propriedade privada. A idade Moderna é invadida por maquinários que passam a executar a maior parte das funções manuais, traz a simplificação de ofícios e a redução de qualificação específica de mão de obra. Nos dias atuais, ou seja, na contemporaneidade para que um indivíduo seja inserido no mercado de trabalho basta que ele tenha um acervo mínimo de conhecimento sistemático, porém daí por diante para que ele continue inserido neste mesmo mercado de trabalho será necessário que ele se especialize cada vez mais.
2)Em "Tempos Modernos" Chaplin faz uma ácida crítica ao taylorismo fordismo que se torna hegemônico na primeira metade do século XX. Estão colocados neste vídeo a nova disciplina das fábricas, as relações opressivas de trabalho. Identifique nos comportamentos do personagem como se exercem as relações de controle na linha de produção. O presidente da empresa mantém de sua sala uma vigilância através de imagens conseguidas por câmeras instaladas nas sessões. Desta forma ele pode controlar a velocidade e a produção que deseja. A produção também é controlada por chefes de setor que ficam a todo instante monitorando pessoalmente o que é produzido e o tempo gasto. Até os minutos, ou, segundos de descanso são controlados pelo presidente, que aparece na cena vigiando Chaplin quando este estava no banheiro.