seres humanos
A gastrite é a inflamação da parede do estômago, podendo ser aguda ou crônica, durando meses e até anos. Ela pode ser causada por exagero no consumo de medicamentos com ácido acetilsalicílico, anti-inflamatórios, infecção por salmonela, álcool em excesso, bactérias e até mesmo permanecer por longos períodos sem comer.
Começamos enfatizando a tamanha importância de se consumir um café da manhã reforçado. Com diferentes alimentos, como pães, frutas e sucos.
Apesar de a intolerância a determinados tipos de alimentos variar, vale para todas as pessoas se alimentar a cada três horas, pois se o jejum é prolongado, o ácido deixa de agir sobre o alimento que estaria no estômago e passa a irritar a mucosa que o reveste.
Alguns indivíduos sentem “queimação” ao ingerir determinadas frutas cítricas, já outros se sentem até melhor, o que vai depender de cada caso de sensibilidade. O que também vale para o café, cujo o problema é a cafeína, estimulante ao ácido presente no estômago. Portanto tomar café após as refeições, não causará danos.
Aconselha-se à pessoas com gastrite, não consumir leite demasiadamente, pois ele estimula a produção do ácido causador do problema.
Gastrite: referências bibliográficas
Este guia sobre gastrite foi produzido pelo Editorial Médico utilizando fontes nacionais e internacionais de confiança para apresentar informações atualizadas e respaldadas em consensos e pesquisas médicas. Dentre as fontes científicas utilizadas estão:
1. National Digestive Diseases Information Clearinghouse: Gastritis. 2004. Organização do Instituto Americano de Saúde voltado para orientação de doenças do aparelho digestivo. Revisado em 2008.
2. Federação Brasileira de Gastroenterologia: Projeto Diretrizes Úlcera Péptica. 2003. Revisão de literatura e consensos sobre gastrite, úlcera e Helicobacter