trabalho e alienação
Engenharia Civil
Filosofia
Ingrid Martins
Jozane Luiza
Tamires Cruz
Orlando Junior
Andrea Luisa
TRABALHO
Salvador
2014
Universidade Católica do Salvador
Engenharia Civil
Química Aplicada a Engenharia
Ingrid Martins
Jozane Luiza
Tamires Cruz
Orlando Junior
Andrea Luisa
TRABALHO
Trabalho apresentado como parte da avaliação da Disciplina de filosofia do Segundo Semestre, do curso de Engenharia e Civil.
Orientador: Profº Ricardo
Salvador 2014
RESUMO
O presente estudo trata da questão do "trabalho e alienação", na forma como foi exposta por Marx mais especificamente naquilo que diz respeito à influência de Hegel no desenvolvimento deste conceito e à forma como ele se desdobra no âmbito do sistema capitalista de produção. Apresenta as faces da alienação nas diferentes abordagens do comportamento administrativo, demostrando o aperfeiçoamento das maneiras de alienação imposta ao trabalhador.
Aborda-se o conceito de capitalismo, exploração do trabalhador, mais-valia, taxa de exploração e alienação, sendo este último o tema de trabalho e por isso o mais explorado. Marx, em suma, diz-nos em a alienação é a perda do homem de si mesmo.
Sumário
Páginas
1 OBJETIVO____________________________________________05
2. INTRODUÇÃO_________________________________________ 06-07-08-09-10-11-12-13-14-15
3 CONCLUSÃO_________________________________________ 16
OBJETIVO Esta pesquisa tem por objetivo abordar o trabalho em sua forma particular, ou seja, o trabalho como fonte de produção de mais-valia como fundamento do modo de produção capitalista. O trabalho assalariado representa a relação de compra e venda de força de trabalho, a separação entre