Trabalho d
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEAC
Seminário Integrador VII
Resumo e Resenha Crítica
Maceió – AL, Junho de 2014.
A INFORMAÇÃO
A informação é um recurso de muita qualidade, que quanto mais se usa, mais se tem, ou seja, deve ser compartilhada com várias pessoas, e quanto maior a combinação de informação, novas informações serão criadas e compartilhadas, criando novos conhecimentos. Criar uma informação pode ser muito caro, mais distribuir e reproduzir é barato. Por isso muitas empresas armazenam informações e vendem depois muitas vezes. O poder da informação aumenta à medida que mais pessoas participam. Os recursos físicos devem ser substituídos pela informação, pois com eles se tem mais com menos, haja vista que os recursos físicos diminuem com o uso – quanto mais se usa menos se tem, já a informação - quanto mais se usa, mais se tem. Os autores falam que colhendo informações na natureza - ou seja, do próprio sistema, as empresas podem aprender a se adaptar rapidamente às variações do mercado e obter lucros maiores e mais sustentáveis. Mostra como uma empresa pode se tornar um organismo vivo complexo, que não se limita a equilibrar interesses conflitantes, mas procura integrá-los.
Ele nos mostra como a informação é importante no sentido de que a informação supera a escassez. Mostra que as inovações quando feitas sobre restrições e condições, podem ser aceitas ou rejeitadas pelo mercado e assim sendo aperfeiçoadas para gerações futuras.
A informação e o conhecimento são limitados pelas Leis da Dinâmica dos Sistemas, ela pode ser criada, reproduzida ou destruída, pode ser acumulada, e está sempre se aperfeiçoando, e sempre há amis para se acumular, o que quer dizer, que por mais que uma pessoa tenha conhecimento, nunca sabe de tudo, sempre tem algo a mais para conhecer, até porque a informação se renova e reproduz rapidamente.
Na empresa a informação é um recurso