Trabalho D Ed
Introdução
Na antiguidade, antes mesmo das civilizações grega e romana, há indícios arqueológicos que indicam que o homem praticava lutas usando as mãos, desferindo golpes uns contra os outros. Os gregos e romanos também praticavam lutas deste tipo com objetivos esportivos (caso dos gregos) ou de simples diversão (caso dos romanos). O boxe é um esporte onde duas pessoas (o esporte é praticado por homens e mulheres) lutam uma contra a outra com os punhos cerrados, e no qual são utilizadas luvas feitas de couro almofadado. As luvas e o protetor bucal são utilizados para a proteção dos pugilistas. É obrigatório, também o uso de bandagens atléticas por debaixo das luvas.
Crescimento
Porém, o boxe só ganhou algumas regras, aproximando-se do que é hoje, no século XVII, no Reino Unido. Foi no ano de 1867, que o uso de luvas e o número de assaltos foram determinados como regras oficiais. Para tornar as lutas mais competitivas, as regras do boxe definiram categorias que variam de acordo com o peso do lutador (boxeador ou pugilista). Em 1872, realizaram pela primeira vez torneios em que os lutadores eram divididos por categoria de peso. O ringue com de cordas apareceu no começo do Séc. XX. O protetor de dentes foi criado pelo dentista inglês Jack Marks, e é usado até hoje em todas as competições. No final de cada assalto, os lutadores ganham pontos, que são atribuídos por cinco jurados da luta. Estes pontos, definidos por golpes e defesas, servem para definir o ganhador em caso da luta chegar até o fim. Quando um lutador consegue derrubar o adversário e este permanece por 10 segundos no chão ou não apresentar condições de continuidade na luta, ela termina por nocaute.
O boxe é um esporte, também considerado arte marcial, que faz parte dos Jogos Pan-Americanos e também das Olimpíadas. O boxe entrou nas Olimpíadas em 688 a.C. na vigésima terceira edição, porém nas olimpíadas modernas ele foi retirado, pelo seguinte motivo: “não promover fraternidade entre os