Trabalho A 1
Direitos humanos
Nome: Kelly Juliane de Souza... RA: 6277266867
Curso: Fisioterapia 4º semestre
Disciplina: A.V.A- Direitos Humanos
Professora: Vanessa Coan
Texto 1: “Titularidade e objeto do direito à saúde e geração de direitos humanos em que se classifica”.
O direito a saúde é basicamente encontrada nos direitos humanos de segunda geração ou direitos de igualdade, que constituem os direitos econômicos, sociais e culturais.
O direito á saúde vem em decadência há anos, começando pelos profissionais que não exercem suas funções devidamente e terminando pelos próprios clientes que não lutam pelos seus direitos.
À saúde é amplamente relacionado a direitos fundamentais como vida, dignidade, moradia, alimentação, entre tantos outros, de maneira que em muitas circunstâncias para a garantia destes direitos relacionados, cumpre conceder que: Esta interligação pode vir a ser tão forte que pode dificultar a individualização de direitos específicos, o que quer dizer, que em muitos casos analisados, o direito à saúde estará tão ligado com o direito a vida e a própria dignidade, que não poderá ser verificado, até o ponto de se tratar de um ou dos outros, resultando no fato de que ao conceder-se uma prestação à saúde, também se estará alcançando a concretização do direito à vida e da própria dignidade. Esse entendimento foi evoluindo, de tal forma, que atualmente os Tribunais Nacionais passaram a reconhecer o direito à saúde como um direito subjetivo fundamental exigível em Juízo e a saúde passou a ter a sua aplicação imediata e incondicionada, de maneira que permite ao indivíduo exigir as prestações que lhe são asseguradas.
O direito subjetivo consagrado por uma norma de direito fundamental se manifesta por uma relação trilateral que envolve o titular, o objeto e o destinatário do direito. A titularidade de um direito, isto é, a condição de ser sujeito de direitos fundamentais, tem de abranger a apropriada capacidade de exercitá-la.